Desenvolvimento web – Como entrei nessa

Era o ano de 2002 quando algo além da curiosidade me motivou a aprender programação web. A internet ainda era um terreno desconhecido para a maioria dos brasileiros. Um amigo de infância [Edivan Jr] começara a desenvolver esse tipo de atividade dois ou três anos antes, tendo acompanhado de perto o estouro da bolha da internet em 2000. Tinhamos entre 15 e 17 anos (meu irmão caçula, eu e o Jr). Lembro que nessa época o Jr já contava com clientes no sudeste do país [com destaque para cidade de Serra, ES] de onde surgiram várias demandas de projetos [dot] com. O tempo foi passando e fomos vendo o resultado daquele tipo de atividade que além de interessante [era novidade e desafiador, sobretudo pelo fato de termos aprendido em modo auto-didata on] era consideravelmente lucrativa. Sendo assim, passamos [eu e meu irmão] a abrir mão de games e bate-papos online para investir nosso tempo e nossa então escassa internet em aprender a atividade de web development. Sem acesso à banda larga, tinhamos os finais de semana e as madrugadas para baixar os diversos tutoriais [não raramente em inglês] e programas necessários. Além disso, lembro de ter adquirido um livro grosso [A Bíblia do PHP 5] em português. Bom, o caminho foi mais longo do que eu imaginava que seria.. enquanto o Jr já tinha certa experiência com o assunto, nós ainda engatinhávamos. No entanto, esse amigo deu um apoio fundamental desde o início [caro Jr, quando ler esse texto saiba que sou extremamente grato por todo o apoio sempre =D ]. Começamos a oferecer algum suporte ao Jr que iniciara um negócio informal [a Cátion Designers e seus produtos, entre estes, um famoso na época chamado TopCanais que interagia com canais do falecido e inesquecível mIRC].

Bom, o tempo passou mais e entre 2003 e 2005 dividi meu tempo entre o curso de Contábeis, estudar mais programação e dar algum suporte aos negócios do Jr. No ano de 2006 tive a chance de finalmente oferecer um serviço independente e que se tornara o início dos meus trabalhos solo. Foi na ocasião do SEPRONe 2007 que acontecera em Campina Grande em sua então segunda edição promovido pela UAEP [Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da UFCG] sob a coordenação do estimado prof. Egídio Furlanetto. Na oportunidade eu me envolvi o máximo que pude [não apenas com o desenvolvimento do sistema, como também com a organização do evento em si] em sinergia com o prof. Egídio.. o que resultou em um crescimento notável do evento em termos quantitativos e qualitativos. Os pontos fortes do meu trabalho foram: eficiência na comunicação com o público [participantes do evento]; desenvolvimento de um sistema de submissão e avaliação de artigos científicos robusto [baseado na experiência do coordenador do evento] e cognitivamente apropriado [conclusão tirada a partir de feedbacks expontâneos de alguns professores avaliadores na ocasião]; certo esforço de publicidade na internet; compromisso e vontade de fazer a diferença.

A partir de então, passei a desenvolver todas as soluções web para o SEPRONe [até a edição 2011]. Um fator importante foi que acabei ficando conhecido no meio [entre os professores que se comprometiam com organização de eventos] e acabei por ter trabalhado em vários outros eventos em diversas cidades.

Abro um parêntese para dizer que concluí todos os compromissos acadêmicos de Contábeis em dezembro/2006 e colei grau em janeiro/2007. Por outro lado, iniciei o curso de Eng. Produção [EP] em fevereiro/2006. Portanto, em 2006 dividi meu tempo entre fazer dois cursos simultaneamente e a partir de 2007 fiquei cursando apenas EP e desenvolvendo trabalhos web em paralelo.

Bom, além disso tudo… restava alguma energia para pensar em novos projetos. Ainda em 2006, eu, meu irmão Romero e o nosso amigo Jr decidimos nos unir para criar algo novo. Então fizemos uma espécie fajuta de Brainstorming e certa feita, me veio a ideia de criarmos uma feira online [algo como o CompraEntrega.com.br]. Entre as ideias propostas, essa acabou sendo a aceita pelo grupo. Começamos então a elaborar o plano de negócios.

Passamos a precisar de alguns computadores a mais e isso foi o melhor que conseguimos ahahaa boas lembranças [não tão boas na verdade].

Algumas coisas se passaram até que percebemos a inviabilidade do negócio naquela ocasião. Como eu estava cursando o básico de Engenharia, as disciplinas começaram a demandar mais da minha atenção. Então eu decidi sair do grupo e passei a me dedicar apenas ao curso e aos meus pequenos projetos nos congressos e encontros científicos. Os outros dois continuaram com o empreendedorismo e fundaram uma empresa [FIXE WEB] que foi incubada no Parque Tecnológico da Paraíba [PaqTcPB]. A empresa é no setor de soluções em TI para o setor imobiliário e foi contemplada no PRIME [Programa Primeira Empresa Inovadora] do Governo Federal em 2009. Na ocasião, eles receberam um recurso federal [a fundo perdido] para investir no negócio.

Atualmente ainda tenho trabalhado com desenvolvimento web [pequenos projetos] apenas até eu finalizar o intercâmbio aqui na Irlanda e entrar definitivamente no mercado da Engenharia de Produção [que, por ora, é o meu maior desejo profissionalmente falando].

Em breve terei novidade [novo projeto] e postarei aqui no blog.

Fico por aqui! Luz a todos =D

Anúncios

Uma opinião sobre “Desenvolvimento web – Como entrei nessa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s