A beleza contida na ingenuidade – Brasil

Poucas coisas são tão belas quanto a ingenuidade das crianças. No entanto, para sobreviver e evoluir nessa vida é necessário abrir mão dessa característica, ou seja, é necessário se “desingenuizar” [acabei de inventar]. Não se trata de algo fácil.. é na verdade um processo bastante complexo e que pode ou não acontecer. Se olharmos um pouco em volta, conhecemos uma porção de pessoas com uma idade razoável e que ainda não abandonaram quase nada da ingenuidade [estou falando de ingenuidade mesmo e não de imbecilidade].

———————-

No dicionário ingenuidade significa não ter malícia ou ser inocente. Talvez, dentro da minha linha de raciocínio apresentada aqui, eu esteja ferindo um pouco essa definição e por isso peço licença para continuar mesmo assim.

———————-

Basta dar uma olhada para o cenário político brasileiro, por exemplo, e é possível fazer uma leitura de quão ingênuos ainda somos [população brasileira]. Parece ser mesmo uma questão cultural… o que por si só já explicaria o nível de complexidade da coisa.

Não é ingênuo quem pratica corrupção? quem rouba? quem “tira vantagem” em cima da propriedade ou do direito alheio? quem elege políticos corruptos [muitas vezes se corrompendo também]? quem faz tudo isso sem o menor desconforto na consciência e ao mesmo tempo reclama das mazelas que acometem o nosso povo? Ouso classificar tais práticas como atos de ingenuidade diante do fato da não consciência sobre as consequências que esses atos promovem. Diante do fato de que exatamente essas atitudes [entre outras do gênero] alimentam as injustiças e as demais dificuldades pelas quais passamos no Brasil. Diante do fato de que a maioria dos brasileiros não percebe que o problema é deles também quando na verdade o problema pertence a cada um de nós.

Somos definitivamente um dos países mais ricos do mundo vivendo à fundamentação da ineficiência de uma máquina pública que talvez seja a mais cara do universo. Todo o contexto econômico dos últimos anos tem nos projetado mundialmente e nossa riqueza tem sido anunciada a todos os planetas. Mas algo essencial está sendo deixado de fora desses anúncios: a fome e a miséria que assola cerca de 17 milhões de brasileiros [número equivalente à população do Chile]; a desigualdade social; o assombroso futuro da educação [ver vídeo]; a situação da saúde pública; as favelas e seus traficantes; a polícia corrompida [salve exceções]; a deficiência da infraestrutura do país;

Por outro lado, as negociações desvantajosas que tem sido feitas pelos Estados e bancos de desenvolvimento [brasileiros como o BNDES] para atração de indústrias. Não é ingenuidade quando as pessoas comemoram a homologação de uma nova indústria que será instalada em seu estado e promete gerar alguns milhares de empregos, quando na verdade, esta indústria está tendo uma vantagem sem precedentes? [Veja quem sai ganhando nesse negócio. Dica.. não somos nós! A grana gorda vai lá pra fora, o que me faz questionar.. ainda somos uma colônia?]

Sabemos que, em geral, o povo brasileiro é um povo de sorriso fácil e memória curta. Somos conhecidos por nosso calor humano, nosso futebol, nossas belas mulheres, nosso carnaval, nossa paixão por carros e nossas riquezas naturais. Mas pensa comigo.. não seria melhor se fôssemos conhecidos também por promovermos a inovação, por criar produtos/serviços de qualidade diferenciada, ter realmente valor agregado em nossas marcas genuinamente brasileiras, explorar nossos recursos com inteligência e eficiência sustentável. Saibamos então valorizar e defender o que é nosso.. deixemos a ingenuidade para os bebês e passemos a assumir ativamente o nosso papel dentro do todo, como parte da solução e não do problema. Desempenhemos nosso papel de cidadãos, encaremos o voto como uma ferramenta para a melhoria do país; valorizemos o potencial de mudança possibilitado pela educação; sejamos éticos em todas as ocasiões; respeitemos os nossos princípios e valores e sejamos exemplos para os mais novos.

Eu já estou fazendo a minha parte e não vou parar nunca de fazê-la. Vamos juntos?

————————–

País tropical abençoado por Deus

Bom, de todo modo.. realmente existe uma beleza contida em toda ingenuidade. A beleza do Brasil é inexplicável e com certeza não é só à natureza que me refiro agora… é algo intrínseco a esse país, algo como a sua alma. Me sinto abençoado por ser filho dessa terra!

Um forte abraço a todos os brasileiros!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s