Food for thought – para refletir

Por Gustavo Coutinho

Sou um. Nascido, criado, educado, certo e errado, dentro de um contexto muito específico representado pelas minhas interações, ou seja, o ambiente e os outros, o outside. Somado a esse contexto, eu mesmo, com minhas características estéticas e dinâmicas, necessidades e anseios, vícios e virtudes, o inside.

Como seres humanos, naturalmente convivemos, formando uma sociedade que é resumidamente a soma de cada um, que não eu, comigo mesmo. Cada um, tal como eu, dentro de seus próprios e específicos contextos, cada um sendo a soma de um inside e um outside. Quanta complexidade!

Na tentativa de reger essa orquestra, tenta-se de tudo, cria-se convenções e paradigmas, prega-se o benefício da maioria. É, talvez, a maior e mais complexa canção a ser orquestrada de todas as dimensões imagináveis. A maior obra de arte jamais percebida.

A maioria de nós possui, como características estéticas e dinâmicas, cinco fiéis sentidos e outros instrumentos tais como voz, raciocínio, consciência, aparência, expectativas, perspectivas, entre outros. Eu diria que essas são algumas das regras, algumas das limitações às quais estamos submetidos enquanto seres humanos.

Com o passar do tempo evoluímos em alguma direção. Não consigo afirmar se boa ou se má, mas evoluímos. Aparentemente, dentro da minha percepção limitada, temos seguido rumo a tempos mais difíceis para a maioria de nós, haja vista os alarmes soando, clamando por consciência e desenvolvimento sustentável. Haja vista o incremento de 6 bilhões de indivíduos ao 1 bilhão existente ao findar o Século XVIII, isto é, 600% de crescimento em um período de apenas dois séculos, uma explosão demográfica.

Eu provoco sua reflexão: precisamos de regras? Precisamos ser éticos? Precisamos ter uma base sólida? Precisamos pensar no mundo? Precisamos pensar no futuro? Precisamos pensar no outro? Precisamos ter ideias? Precisamos ser fúteis? O quanto? Qual o seu papel no mundo? Reflita sobre estas perguntas sem pressa, assuma uma posição e siga em frente, mas faça com autenticidade e consistência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s